Por Lucilene Fernandes
Em cada época, a música esteve presente na sociedade. A música conta a sua época. A música questiona a época.
Após estudo sobre o período da Ditadura Militar no Brasil e análise de documentos históricos, partimos para um estudo com trilha sonora.
A sequência didática trabalhada no 9º ano começou com os alunos apresentando cada um "a música que me representa" e contando na roda de conversa porque a música que se identifica com a música que escolheu. Estes momentos ao som de variados ritmos foi bem divertido e apurou o olhar, contextualizando a pesquisa.
Selecionar trechos de música para refletir foi a segunda atividade proposta, para montar um painel no corredor em que os colegas passam várias vezes ao dia.
A atividade seguinte foi pesquisar, em grupos, um artista que usou a música para resistir à Ditadura Militar no Brasil. Apresentar o compositor e intérprete da música e analisar a letra de uma canção ajudou a refletir sobre aquele período da história republicana.
Os alunos também apresentaram um cantor atual com a letra de uma música que faz crítica social, assim, tecemos relações entre passado e presente ao som de muita música brasileira e internacional.