segunda-feira, 22 de outubro de 2018

PROPORCIONALIDADE, RAZÃO E GEOMETRIA


E. E. E. I. OLÍMPIO CATÃO

REPLICABILIDADE DE BOAS PRÁTICAS 2018

DISCIPLINA DA BNCC – MATEMÁTICA

PROFESSORA: MÁRCIA CRISTINA GONÇALVES DE ASSIS
MALHA QUADRICULADA
Filme disparador.












JUSTIFICATIVA
Todos necessitam da Matemática em suas ações como consumidores, como cidadãos, como pessoas conscientes e autônomas. Todos lidam com números, medidas, formas, operações; todos leem e interpretam textos e gráficos, vivenciam relações de ordem e de equivalência;
Neste trabalho percebemos os três eixos norteadores da ação educacional:
       O eixo expressão/compreensão
       O eixo argumentação/decisão
       O eixo contextualização/abstração
OBJETIVO
*Articular as competências para aprender.
*Identificar situações em que existe ampliação/redução proporcional em figuras.
*Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos  contextos (proporcionalidade, escala, porcentagem etc.).
*Atender a dificuldade na leitura, assim como na resolução de problemas previsto no Programa de Ação – item 1 Passar de 38% os alunos do Nível Abaixo do Básico na Disciplina de Matemática para 20%.
*Fomentar o raciocínio lógico articulado aos conteúdos na resolução de problemas.
METODOLOGIA
       Metodologia Construtivista onde o foco é o desenvolvimento da criança como pessoa, não apenas como aluno.
       Na atividade proposta a ideia é construir o conhecimento, não apenas incutir conteúdo nas mentes que estão em formação.
       No decorrer da atividade foi proporcionado espaço para os alunos exercerem o seu protagonismo, enquanto o professor exerce a função de facilitador ao conhecimento.
       Filme (disparador).
Utilização das técnicas de gestão em sala de aula:
       SIAR
       Planeje em dobro;
       Quatro critérios:
(viável/mensurável/prioritário/definidor);
       Deixe claro;
       Caminho mais curto;
       Arremate.
DESENVOLVIMENTO
1º momento: Utilização da técnica SIAR sobre proporcionalidade.
2º momento: Filme “Barbie em um mundo de vídeo Game” – Disparador.
3º momento: Conversando sobre os detalhes do filme que convergem com a habilidade do Guia de Aprendizagem.
4º momento: Proposta de construção de figuras simples usando a ampliação e redução.
5º momento: Definição do uso da malha quadriculada.
6º momento: Definindo as ideias de desenhos de cada aluno.
7º momento: Estipulando regras para a exposição dos desenhos.
8º momento: Escolha da figura a ser produzida.
9º momento: Confecção dos desenhos.
10º momento: Entrega dos trabalhos
11º momento: Escolha dos desenhos mais adequados - Avaliação.
12º momento: Montagem do painel.
13º momento: Trabalhando a situação de aprendizagem 3 – Razões na Geometria.
14º momento: Correção das atividades do caderno do aluno.
15º momento: Aplicação da técnica arremate para detectar a efetividade da atividade proposta.
A BOA PRÁTICA TEVE: intencionalidade, planejamento e replicabilidade.
A BOA PRÁTICA: se sustenta por um tempo razoável e apresenta resultado na aprendizagem.

RESULTADO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Considerando a proposta da atividade os alunos:
       Adquiriram maior autonomia;
       Desenvolveram confiança;
       Passaram a enxergar o aprendizado como algo tranquilo;
       Tornaram-se aptos a resolver problemas;
       Tornaram-se protagonistas do seu aprendizado.
EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
Começando a confecção dos desenhos




Painel com as atividades selecionadas.












 “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”