Disciplina
Eletiva
UPCYCLE
Profª Sidéria Irmão da Silva
Objetivo Geral: Formar o cidadão consciente com
hábitos de vida sustentável.
Objetivos Específicos:
Conhecer os efeitos da destinação incorreta do lixo na
sociedade e na natureza.
Compreender a metodologia dos 5 Rs para o consumo
consciente.
Aprender procedimentos de reutilização de material reciclável.
Implementar hábitos de descarte consciente na escola.
JUSTIFICATIVA
A questão da educação
ambiental dentro de sala, tem se tornado uma necessidade e uma preocupação
quanto às soluções que pretendem para garantir uma melhor qualidade de vida às futuras
gerações.
Levar os
alunos a terem consciência crítica sobre os problemas do ambiente; não somente
como o bem-estar individual, mas um bem-estar que procure pensar em ideologias
que se empenhem na transformação moral da sociedade e nos novos rumos da
educação.
Os indivíduos
precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre
entre presentes e futuras gerações, é importante que se trabalhe a educação
ambiental dentro e fora da escola, incluindo projetos que envolvam os alunos.
Inserir educação
ambiental na sala de aula é essencial para educar a nova geração em busca de um
ambiente mais saudável e um crescimento contínuo, equilibrado para a sociedade
e principalmente, para o meio ambiente.
Através dela,
poderão ser formados novos conceitos de qualidade de vida, respeitando a natureza
sustentavelmente.
METODOLOGIA
v Análise
do documentário “O lixo Extraordinário”.
v Estudo
de campo: visita ao Aterro Sanitário.
v Análise
de charge.
v Oficinas
de artesanato com materiais recicláveis: customização de cabides, estojos de
caixinha de leite, garrafas decoradas e sabão com óleo usado.
DESENVOLVIMENTO
1. Apresentação das atividades,
chuva de ideias, divisão de equipes e tarefas.
2. Vídeos “O Lixo Extraordinário”
e “Ilha das flores”. Roda de conversa.
3. Campanha de implementação de
hábitos de descarte consciente: construção de cartazes, caixas de papelão em
todas as salas, conversa com os outros alunos.
4. Oficina “Customização de
cabides”.
5. Visita ao Aterro Sanitário.
6. Venda do material arrecadado.
7. Oficina “Reutilização da caixa de leite”. (estojos)
8. Análise de charge.
9. Oficina “Fabricação de sabão”.
10. Oficina “Garrafa decorada”.
RESULTADO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Alguns alunos
continuam trazendo materiais recicláveis (óleo, apostilas usadas, garrafas
pet). Os alunos estão recolhendo papel descartados nas salas de aula.
A
avaliação feita pelos alunos das atividades é muito positiva. O interesse
manifestado em organizar os materiais também.
Os
alunos dos 9ºanos optaram em continuar com o projeto e iniciaram a produção do
sabão para arrecadar verbas para APM.
EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
Arrecadação
2018
•
Papel
branco 123,5Kg = R$ 24,70
•
Papelão 132 Kg
= R$ 60,62
•
Total 255,5Kg = R$ 85,32
Despesas
•
Potes
(100 unidades) = R$ 33,00
•
Soda
Cáustica ( 3 litros) = R$ 37,52
•
Total = R$
70,52