domingo, 14 de outubro de 2018


Protagonismo Juvenil




A comunidade da escola
Mapa afetivo
                                                   Profª. Cristina Lucas 

OBJETIVO
    Incentivar à aproximação entre os alunos e os demais atores da comunidade escolar; ampliar o conhecimentos sobre os aspectos característicos da comunidade e do controle local; conscientizar sobre a importância de estreitamento de vínculos da comunidade escolar; desenvolver a sociabilidade dos adolescentes. 

JUSTIFICATIVA
        O mapa afetivo é um instrumento metodológico que busca explicitar os sentimentos por intermédio de desenhos, metáforas e palavras, direcionando a compreensão da relação da pessoa com seu entorno físico.
         Bomfim (2003) reconhece o desafio que é trabalhar com emoções e sentimentos. Fundamentado em Vigotski (2001), Bomfim considera os afetos como parte do subtexto da linguagem. Para se entender o pensamento de uma pessoa, é necessário entender sua base afetivo-volitiva, que se refere às suas emoções (afetos) e às suas motivações (vontades). Entende-se, então, que os mapas afetivos podem ser seu caminho para alcançar o sentido que está velado nos significados das palavras. As metáforas, por sua capacidade se síntese pela analogia, também favorecem a identificação de elementos afetivos.

METODOLOGIA
üDisparador: Música - Tribalista  (Arnaldo Antunes) e Vídeo de Ivo Mozart 
üRoda de Conversa;
üChuva de ideias
üSocialização
üEntrevista com funcionários
üDia do protagonismo
üDesenho dos espaços que eu mais gosto
üTroca de cartinhas entre alunos
üAmigo oculto;
üTroca de cartinha entre funcionários 

DESENVOLVIMENTO
     Nas aulas de protagonismo juvenil, os alunos do 7º ano A e B realizaram roda de conversa com alguns funcionários da comunidade escolar, onde eles relataram sua rotina de trabalho. Com base nestas informações os alunos perguntaram como eles poderiam contribuir com os funcionários para melhorar sua rotina de trabalho. Um exemplo identificado foi que a solicitação de documento para secretaria fosse realizada com antecedência para atender melhor a necessidade dos pais dos alunos, entre outros exemplos como “Não jogar lixo no chão”, “Dar um bom dia quando chegar”.      Os alunos criaram “O dia do protagonismo” onde logo cedo todos os professores e profissionais da escola receberam cartinhas dos alunos contendo palavras de carinho e incentivo. Em um segundo momento houve a troca de funções, onde os alunos assumiram as atividades dos  profissionais de limpeza, cozinha, secretaria e agente de organização escolar. Esta experiência proporcionou  o exercício da “Empatia”, se colocando no lugar do outro para compreensão das atividades e responsabilidades dos profissionais.
     Dando continuidade de cuidado com o próximo, a sala realizou um sorteio de Amigo Oculto, onde tinham que enviar uma cartinha para um colega. Durante um mês, eles tinham que cuidar do colega e somente na sexta-feira eles podiam pegar as cartinhas e ler o conteúdo. Após 30 dias desta atividade, fizemos a revelação do Amigo Oculto. Esta experiência permitiu aumentar a proximidade entre os alunos conforme relata a aluna Raica: “Adorei esta ação, consegui tirar de mim um sentimento especial, exatamente pelo amigo que eu tirei, que não era expressado no meu cotidiano.”
    Na sequência a troca de cartinhas está acontecendo com os funcionários, o que será concluído em 30 dias.

RESULTADO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Indicadores quantitativos:
      Fortaleceu a competência escritora, previsto no plano de ação da escola, através da técnica (desenvolvendo vigor), comprovada nas avaliações da BNCC em Educação Física 
Indicadores qualitativos: comportamento atitudinais e interpessoais.
      O mapa afetivo é um fator determinante no processo de ensino e aprendizagem, aprender e conviver é melhor quando há sentimento envolvido.

EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO (1/5)
Roda de conversa com a comunidade escolar
Bruna (Secretaria), Solange e Helena (cozinha), Isabel, Rosinha e Maria (limpeza)
 




EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO (2/5)
Dia do Protagonismo










EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO (3/5)
Mapa Afetivo: Troca de cartinhas









EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO (4/5)
Mapa Afetivo: Amigo Oculto









EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO (5/5)
Mapa Afetivo: Troca de cartinhas (funcionários)