Protagonismo
Juvenil
A comunidade da escola
Mapa afetivo
Profª. Cristina Lucas
OBJETIVO
Incentivar à aproximação entre os alunos e
os demais atores da comunidade escolar; ampliar o conhecimentos sobre os
aspectos característicos da comunidade e do controle local; conscientizar sobre
a importância de estreitamento de vínculos da comunidade escolar; desenvolver a
sociabilidade dos adolescentes.
JUSTIFICATIVA
O mapa afetivo é um instrumento
metodológico que busca explicitar os sentimentos por intermédio de desenhos,
metáforas e palavras, direcionando a compreensão da relação da pessoa com seu
entorno físico.
Bomfim (2003) reconhece o desafio que
é trabalhar com emoções e sentimentos. Fundamentado em Vigotski (2001),
Bomfim considera os afetos como parte do subtexto da linguagem. Para se
entender o pensamento de uma pessoa, é necessário entender sua base
afetivo-volitiva, que se refere às suas emoções (afetos) e às suas motivações
(vontades). Entende-se, então, que os mapas afetivos podem ser seu caminho para
alcançar o sentido que está velado nos significados das palavras. As metáforas,
por sua capacidade se síntese pela analogia, também favorecem a identificação
de elementos afetivos.
METODOLOGIA
üDisparador:
Música - Tribalista (Arnaldo Antunes) e Vídeo de Ivo Mozart
üRoda
de Conversa;
üChuva
de ideias
üSocialização
üEntrevista
com funcionários
üDia
do protagonismo
üDesenho
dos espaços que eu mais gosto
üTroca
de cartinhas entre alunos
üAmigo
oculto;
üTroca
de cartinha entre funcionários
DESENVOLVIMENTO
Nas aulas de protagonismo juvenil, os
alunos do 7º ano A e B realizaram roda de conversa com alguns funcionários da
comunidade escolar, onde eles relataram sua rotina de trabalho. Com base nestas
informações os alunos perguntaram como eles poderiam contribuir com os
funcionários para melhorar sua rotina de trabalho. Um exemplo identificado foi
que a solicitação de documento para secretaria fosse realizada com antecedência
para atender melhor a necessidade dos pais dos alunos, entre outros exemplos
como “Não jogar lixo no chão”, “Dar um bom dia quando chegar”. Os alunos criaram “O dia do protagonismo”
onde logo cedo todos os professores e profissionais da escola receberam
cartinhas dos alunos contendo palavras de carinho e incentivo. Em um segundo
momento houve a troca de funções, onde os alunos assumiram as atividades
dos profissionais de limpeza, cozinha,
secretaria e agente de organização escolar. Esta experiência proporcionou o exercício da “Empatia”, se colocando no
lugar do outro para compreensão das atividades e responsabilidades dos
profissionais.
Dando continuidade de cuidado com o
próximo, a sala realizou um sorteio de Amigo Oculto, onde tinham que enviar uma
cartinha para um colega. Durante um mês, eles tinham que cuidar do colega e
somente na sexta-feira eles podiam pegar as cartinhas e ler o conteúdo. Após 30
dias desta atividade, fizemos a revelação do Amigo Oculto. Esta experiência
permitiu aumentar a proximidade entre os alunos conforme relata a aluna Raica:
“Adorei esta ação, consegui tirar de mim um sentimento especial, exatamente
pelo amigo que eu tirei, que não era expressado no meu cotidiano.”
Na sequência a troca de cartinhas está
acontecendo com os funcionários, o que será concluído em 30 dias.
RESULTADO NA APRENDIZAGEM DOS
ALUNOS
Indicadores
quantitativos:
Fortaleceu a competência escritora,
previsto no plano de ação da escola, através da técnica (desenvolvendo vigor),
comprovada nas avaliações da BNCC em Educação Física
Indicadores
qualitativos: comportamento atitudinais e interpessoais.
O mapa afetivo é um fator determinante no
processo de ensino e aprendizagem, aprender e conviver é melhor quando há
sentimento envolvido.
EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
(1/5)
Roda de conversa com a comunidade escolar
Bruna (Secretaria), Solange e Helena
(cozinha), Isabel, Rosinha e Maria (limpeza)
EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
(2/5)
Dia do Protagonismo
EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
(3/5)
Mapa Afetivo: Troca de cartinhas
EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
(4/5)
Mapa Afetivo: Amigo Oculto
EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
(5/5)
Mapa Afetivo: Troca de cartinhas
(funcionários)