terça-feira, 17 de maio de 2022

Alunos corresponsáveis e protagonistas na aula de História

 Por Lucilene Fernandes


Na aula de História do 9º ano, uma atividade de debate na aula de História chamou muito atenção dos alunos. Os estudantes se mobilizaram diante da questão sobre a importância dos princípios da LIBERDADE e IGUALDADE em nossa sociedade.

Ao final do primeiro bimestre, a professora propõe uma avaliação sobre as metodologias adotadas até aquela data e levanta sugestões de atividades que podiam motivar a turma e auxiliar na melhora na aprendizagem e desempenho nas avaliações. Entre as sugestões dos alunos, está o DEBATE.

Avaliação coletiva do 1º bimestre e sugestões dos alunos para melhorar as aulas
 
Foi desta situação de avaliação coletiva das nossas aulas de História que, como professora da turma, comecei a elaborar o planejamento do segundo bimestre. Avaliar coletivamente é uma prática que parte do método PDCA (plan/planejar, do/fazer, check/checar, act/agir) que orienta os trabalhos do PEI na nossa escola.

O DEBATE é uma atividade muita rica para desenvolver a argumentação dos alunos, mas também o diálogo, o respeito e a empatia. Sugestão aceita pela professora, alunos corresponsáveis pelo planejamento.

Foi pensando desta maneira que propus um debate que contextualiza os estudos sobre o Liberalismo e o Socialismo, conteúdos previstos no 2º bimestre do 9º ano do Currículo Paulista. Após estudar algumas ideias dos iluministas John Locke, Montesquieu, Voltaire que fundamentam o Liberalismo e o processo da Revolução Russa inspirado nas ideias de Karl Marx, os alunos foram questionados:


O que deve ser mais importante para uma sociedade:
LIBERDADE ou IGUALDADE?


O dia do debate

Estes princípios não são sempre opostos! Mas o debate analisando os valores que norteiam a nossa sociedade real e a sociedade que desejamos viver, ajuda a formar o protagonismo dos alunos, desenvolve a argumentação.

E muito além disso desenvolve o princípio da cidadania democrática que exige que todos nós participemos do diálogo social e saibamos conviver com a divergência de ideias. 

Ao final da aula, o debate de ideias ainda pairava no ar, mostrando o envolvimento da turma!

Para a aula seguinte, cada aluno registrou suas ideias em um texto argumentativo sobre o tema. Desta maneira, a aula ainda propiciou um momento de desenvolvimento da competência leitora.

Nas próximas aulas, outras sugestões da turma serão aplicadas: maquete, trabalho em grupo etc.