segunda-feira, 13 de junho de 2022

Carta de solicitação - Modalidade argumentativa

 


As cartas de solicitação e de reclamação são gêneros que socialmente circulam na esfera pública. Em razão disso, o uso social da linguagem deve ser formal, cujo texto deve ser claro e objetivo, para tratar de assuntos que atendam às necessidades da vida cotidiana.

Turma: 6º ano A

Atividade: Ler cartas e diferenciar as de solicitação e de reclamação.

Objetivos da aula:

• Ler e interpretar cartas de reclamação e solicitação, a fim de reconhecer o contexto de produção e finalidade dos gêneros textuais;

 • Reconhecer a estrutura e características das cartas de reclamação e de solicitação, identificando os interlocutores e as marcas linguísticas que permitem essa

Habilidade:       EF67LP17 - Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas lingüísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos

Metodologia: Os alunos foram divididos em grupos e realizaram  leitura de cinco  tipos de cartas diferentes. Analisaram cartas de reclamação e de solicitação, os recursos textuais e linguísticos que favorecem a construção desses gêneros textuais, de modo a produzir os efeitos de sentido esperados. Na sequência os grupos compartilharam as cartas lidas.