Mostrando postagens com marcador Interdisciplinaridade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Interdisciplinaridade. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Conhecer, analisar, argumentar

Por Lucilene Fernandes


Nesta semana, realizamos mais um Júri Simulado nas aulas de História do 9º ano.


O governo do Presidente Getúlio Vargas foi novamente julgado pela História. No papel de advogados de acusação e de defesa, os alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Integral Olímpio Catão.
Gabriel, 9º 


Gabriel, aluno que fez parte do grupo de acusação ao governo Vargas, diz que "Aprendemos com o passado e conhecer sobre Vargas é importante para entender melhor nosso país!"



A atividade é parte das ações do trabalho interdisciplinar que está sendo realizado entre as aulas de História e de Geografia, pelas professoras Lucilene Fernandes e Marisa Nóbrega, articulando os estudos sobre o século XX nas duas disciplinas.



As turmas de 9º já estavam estudando sobre o governo de Vargas e puderam fechar os trabalhos sobre o tema participando de um julgamento. Além dos papéis de acusação (Maria Julia, Thaina, Gabriel e Vinícius) e defesa (Wederson, Pedro e Fábio), os demais alunos assumiram o papel de juri popular. E, depois de observarem o debate e encaminharem perguntas aos grupos, apresentaram sua posição, em um voto justificado por escrito.


Nesta atividade, o governo Vargas foi considerado ruim pela maioria dos jurados. 

No entanto, a importância está no exercício de analisar a história e a política do país. Os estudantes fizeram paralelos entre o passado e o presente aguçando a percepção sobre a política atual, desenvolvendo habilidades necessárias ao exercício da cidadania.

Vinícius, aluno do 9º ano

O aluno Vinícius conclui que os alunos podem "Aprender com os diferentes pontos de vista. Não importa se é contra ou a favor, o importante é argumentar com suas ideias".

A atividade já faz parte da tradição das aulas de História e inclusive já foi objeto de postagem deste blog em 2015. (clique aqui para ver o júri de 2015)


sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Ciências Humanas + Ciências Naturais

Por Lucilene Fernandes

Há um ramo da ciência que propõe a abordagem integrada do ser humano dentro da Natureza de forma que nos compreendamos, raça humana, como apenas mais uma espécie animal no planeta. Trata-se de uma abordagem mais radical do estudo das ações da espécie humana, que, para outros cientistas, deve ser estudada de forma separada devido à imensa atuação que a força desta espécie tem sobre o meio ambiente. Qualquer que seja a vertente de estudo, é certo que o ser humano faz parte e age na natureza.  

"Espaço natural" e "espaço geográfico" são conceitos da disciplina de Geografia que permeiam essa análise da ação humana, suas responsabilidades e consequências. Na História, o conceito de "trabalho" envolve a forma de organização do homem a partir dos recursos naturais, produzindo "cultura". E nos dias de hoje, a contextualização destes estudos sobre "espaço natural", "espaço geográfico", "trabalho" e "cultura" revela contradições que acompanham o desenvolvimento de nossa civilização.  

Foi deste ponto de vista que o trabalho da Disciplina Eletiva UPCYCLE propôs a corresponsabilidade entre as disciplinas de Ciências e História, e por que não, Geografia. 

A compreensão de como nossa comunidade descarta os resíduos sólidos e líquidos - lixo – e de como eles poderiam ser reaproveitados, reciclados e reutilizados diminuindo o impacto ambiental de nossa vida diária está na base das atividades realizadas. 

  • Customizando cabides velhos com tecido 

 

  • Conhecendo a Hidrelétrica de Paraibuna e seu trabalho ambiental 
 


  • Construindo bolsinhas a partir de caixas de leite descartadas 

 

  • Conhecendo a Estação de tratamento de resíduos sólidos de SJCampos 

 

  • Fabricando sabão a partir de óleo descartado