sexta-feira, 29 de março de 2024

Aprender, ensinando! Ensinar, aprendendo!

Postado por Professora Lucilene Fernandes

Grupo prepara apresentação para a turma
 
Inspiração:
O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, ele sugere que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo.


Disciplina
História

Professora
Lucilene Fernandes

Público Alvo
 9º anos

Habilidades
  • EF09HI03 - Identificar os mecanismos de inserção econômica e social dos negros após a abolição e avaliar seus resultados.
  • EF09HI04 - Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.

Estudantes do 9º ano apresentam sobre "racismo estrutural"

Objetivos
  • Obter informações e refletir sobre os mecanismos de inserção econômica e social dos negros após a abolição da escravidão e durante a formação da República do Brasil, observando as origens históricas do racismo estrutural em nossa sociedade.
  • Valorizar o legado da afro-brasileiro em nossa cultura, a atuação das personalidades negras e o movimento antirracista.
Metodologia
Sequência didática com
a) aula disparadora
b) grupos de pesquisa
c) confecção de cartazes
d) apresentação de seminários.

Atividade
Estudo do tema, confecção de cartazes e apresentação em grupo sobre:
a) Lei 10.639 e Lei Afonso Arinos
b) Influência da cultura afro brasileira
c) A imprensa negra
d) Resistência: Frente Negra
e) Racismo no futebol
f) Racismo Estrutural


Equipe de estudantes que apresentou sobre  Lei 10.639 e Lei Afonso Arinos