sexta-feira, 22 de março de 2024

Detetives do Olímpio Catão resolvem casos matemáticos

 Disciplina:

Práticas Experimentais

Professor: 

Arthur Monteiro 

Turma: 

  • 9ºA
  • 9ºB

Habilidade: 

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

Objetivo:

Desenvolver o pensamento matemático, associando situações-problemas com uma função afim no plano cartesiano.

Metodologia: 

Partindo da metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares e Times, utilizando a Resolução de Problemas de Ole Skovsmose, foram desenvolvidos dois roteiro para investigação matemática, abordando o conteúdo introdutório de funções,

 “A estratégia de Investigação Matemática nas aulas inspira-se no trabalho desenvolvido pelo matemático. O matemático geralmente inicia seu trabalho tentando resolver um problema, para isso ele faz conjecturas, testa-as, valida ou refuta essas conjecturas, em seguida faz novas conjecturas e assim por diante. Imitar esse processo é a indicação dos autores dessa estratégia (PONTE, BROCARDO; OLIVEIRA, 2003) como um dos caminhos produtivos para o aluno aprender matemática.” (Lenartovicz, Janete. 2012)

Separados em dois grupos, cada grupo ficou à cargo de um roteiro de atividades, um relacionando uma situação da realidade (salário fixo + comissão) e o outro desenvolvendo o conceito de variável e a função representada no plano cartesiano. O professor foi apenas consultado para eventuais dúvidas, sendo ideal que dialoguem entre si para a resolução. Após o término da atividade, os grupos trocam de roteiro, para que todos passem pelas duas atividades. O engajamento dos educandos serviu para aprofundarem sua relação com o conteúdo e com os colegas, houveram alunos líderes e multiplicadores, que a cada passo e ideias desenvolvidas, explanaram seus pensamentos, dialogando e replicando o conhecimento. A segunda atividade se mostrou mais desafiadora, por ser uma sequência sem contextualização, tiveram que discutir e trazer conhecimentos anteriormente esquecidos para sua resolução, o que de fato corrobora com a teoria de D'Ambrosio, a matemática pura exige uma maturidade e anseio para ser absorvida, portanto é papel do educador, inseri-la dentro de um contexto real e que faça sentido para o estudante.


Atividade:

Roteiro de Investigação: Função afim no plano cartesiano.

Registro fotográfico:

Alunos realizando a atividade de matemática contextualizada

Alunos realizando a atividade de matemática pura