segunda-feira, 18 de março de 2024

ELETIVAS - 1º SEMESTRE DE 2023

PAINEL DOS CARTAZES

EMENTAS

ELETIVAS DOS 8º E 9º ANOS

ELETIVA: “VALORIZE – O PODER DA ESCOLHA ”

Compreensão da inter-relação saúde física e emocional. Estudo sobre diversidade sexual, gênero e sexualidade, assim como sua precocidade. Prevenção de violência para adolescentes na perspectiva da autoproteção e autoconhecimento. Estratégias de promoção da saúde com a valorização da alimentação. Identificação de doenças e seus controles. Palestras com profissionais da saúde, produção de vídeos para conscientização e oficinas temáticas.

Sidéria e Márcia Marim 

ELETIVA: “BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO”

A eletiva “Brasil, coração do mundo”, tem como finalidade contribuição para o aprendizado de uma cultura de respeito aos direitos fundamentais para o refugiado e às responsabilidades cidadãs a partir da criação no ambiente escolar de espaços para a convivência harmônica baseada na pluralidade, na tolerância e na cooperação.

Alana e Marta. 

ELETIVA: “DANDARA”

Pesquisa sobre o impacto social do preconceito, do racismo, do eurocentrismo, das relações sociais e pessoais nos diferentes espaços de ensino. Oficinas de xilogravura, macramê, velas, incensos e culinária. Estudo da origem histórica e social do preconceito racial no Brasil. Roda de conversa sobre a cultura da paz. Pesquisa de elementos das culturas brasileira e africana.

Ane Kelly e Marisa.


ELETIVAS DOS 6º E 7º ANOS

ELETIVA: “ALQUIMIA NA PANELA”

Estudo e pesquisa sobre transformações físicas e químicas das diversas substâncias, promovendo a aprendizagem por meio da experimentação, através de vivências e oficinas para o desenvolvimento de conhecimentos e procedimentos. Temas abordados: Alquimia, cozinhando com química, experimentos, curiosidades e visita técnica ao Museu Interativo de Ciências.

Patrícia e Maria Cristina 

ELETIVA: “Aprender com POVOS ORIGINÁRIOS”

Demonstração da diversidade de povos originários do Brasil. Exame de questões sobre o termo “índio”, a identidade indígena e o reconhecimento social. Leitura de trechos do livro/textos de autoria indígena. Pesquisa de biografias de personalidades indígenas do século XXI. Análise de pesquisas sobre povos indígenas. Identificação de demandas dos povos originários. Identificação e experimentação de elementos de algumas culturas dos povos originários: brincadeiras, alimentação, cerâmica e grafismos.

Lucilene e Geovana. 

ELETIVA: “TENDA MÁGICA – RESPEITO A DIVERSIDADE”

Reflexão sobre respeito a diversidade. Aprofundamento da formação do cidadão com valores humanos capazes de respeitar as diferenças culturais, étnicas, religiosa entre outras. Criação de

trabalhos manuais através de pinturas e colagem, Oficina de contação de histórias, contos, filmes, desenhos, música, danças e brincadeiras. Exploração da leitura dos ambientes em livros paradidáticos para ampliação do conhecimento, assim como a relação da interculturalidade relacionadas nas obras literárias.

Professoras: Antônia Claudia e Selma 

ELETIVA: “SOMANDO TALENTOS”

Trabalho com o universo do esporte como instrumento de inclusão social, construção de ambiente acolhedor e saudável.  Reflexão sobre as potencialidades do esporte adaptado na promoção da convivência de deficientes físicos com diferentes limitações. Atividades temáticas interdisciplinares com habilidades do Currículo Paulista de Educação Física e Matemática,  Realização de aulas teóricas e oficinas de prática esportiva: gol-bol, voleibol sentado, lutas e dança. Estudo das medidas da quadra e  equipamentos dos esportes adaptados. Parceria com Museu do Esporte e Equipe paraolímpica de judô de São José dos Campos. Desenvolvimento de competências socioemocionais: respeito, empatia e confiança.

Cristina e Ana Mary 

ELETIVA: “TRANSFORMARARTE”

Conscientização através da compreensão histórica sobre a importância da arte em nossas vidas, incentivando a postura frente ao público e fortalecendo a autoestima. Oficinas de jogos teatrais, maquiagem artística, dança e expressão corporal. Apreciação e dramatizações de esquetes de musicais. Construção e confecção de figurinos e cenários, explorando a criatividade. Quiz com atividades sobre teatro e dança. Abordar diferentes musicais em vários contextos culturais e históricos em diferentes épocas, fortalecendo o trabalho em equipe,  solidariedade e socialização entre eles e o público.

Professores: Braga e Fabiana