Mostrando postagens com marcador Projeto de Vida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Projeto de Vida. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Valores para uma vida cidadã: Temas Transversais

Por Lucilene Fernandes

Iniciamos o trabalho com o Projeto Valores para uma vida cidadã: Temas transversais.

Proposto para os alunos do 8º e 9º anos, este projeto tem por objetivo promover situações em para que os alunos reflitam e vivenciem dinâmicas sobre valores que formam o jovem protagonista (autônomo, competente e solidário) preparado para a vida em sociedade. 

Desenvolvido em paralelo às atividades propostas no caderno de Projeto de Vida do aluno (elaborado pelo PEI), o projeto busca conceituar e contextualizar cada um dos temas transversais a partir de situações do cotidiano.

Foi realizada uma sondagem com os alunos, da compreensão que eles possuíam sobre cada termo / tema transversal. A partir desta atividade, elaboramos reflexões e dinâmicas para aprofundar os conhecimentos e provocar reflexões coletivas sobre os valores de nosso cotidiano.

Em cada atividade também está proposta a relação do tema com o Projeto de Vida de cada aluno. Em sua profissão futura, qual a importância do consumo consciente? Da ética profissional? Do respeito à diversidade de gênero? Pluralidade cultural?  Cuidado com a saúde? Da consciência ambiental?


Todos estes valores propostos pelos PCNs motivam reflexões sobre os valores em nossa sociedade, que serão também os pilares para que cada aluno realize o seu projeto de vida.

 

A primeira das atividades durou 4 aulas e envolveu o tema "Trabalho e Consumo":

  1.  A aula iniciou com a leitura e reflexão sobre o poema "Eu, etiqueta", de Carlos Drummond de Andrade. 
  2. Em uma roda, os alunos puderam expressar sua visão sobre o poder da propaganda em nossa sociedade, refletir sobre a necessidade de legislação apropriada. 
  3. Cada aluno refletiu e falou para a turma, qual a importância do consumo e da propaganda na área de seu projeto de vida (moda, saúde, beleza, arte, internet etc)
  4. Os alunos produziram um folheto com dica de consumo consciente relacionado a seu projeto de vida.
O "Projeto Valores para uma vida cidadã: temas transversais" também se mostrou uma oportunidade de:
  • leitura de diversos gêneros textuais, apoiando o desenvolvimento de habilidades leitoras dos alunos, relacionando-se com os objetivos da Base Nacional Comum
  • escuta ativa das ideias de cada aluno
  • trabalho com diversas linguagens da arte
  • integração com as atividades das aulas de Protagonismo


Aguardem as próximas atividades!

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Projeto de vida: inspirando mulheres!

por Lucilene Fernandes

Nesta terça-feira, dia 23 de maio, aconteceu na escola uma palestra com duas jovens alunas do ITA - Instituto Tecnológico Aeroespacial - sobre "Mulheres nas áreas de STEM²D". A palestra para os alunos do 7º e 8º ano teve por objetivo incentivar a participação das mulheres na área da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design.

Esta atividade fez parte do trabalho da disciplina de Projeto de Vida. Na disciplina, buscamos apresentar oportunidades para que os alunos realizem seu potencial e concretizem seu sonhos da melhor forma possível. O objetivo é incentivar a continuidade dos estudos, de forma a preparar o jovem para os desafios da vida e do mercado de trabalho.

As jovens Taís e Alícia, alunas do ITA, terceiro e primeiro ano respectivamente, estiveram na escola conversando com meninos e meninas sobre os desafios das mulheres diante do mercado de trabalho na área das ciências exatas. 
A situação do Brasil em relação a outros países na formação de engenheiros, a participação da mulher nos cursos do ITA e exemplos de mulheres que fizeram trabalhos reconhecidos pela comunidade científica na história da ciência foram alguns dos temas abordados.

"(...) houve uma palestra de duas alunas do ITA e falou da importância da mulher nessas áreas de trabalho, mostrando a diferença de ter homens e mulheres trabalhando juntos. Ao ver essa palestra me senti mais interessada nessa área de trabalho, aprendi o quanto podemos fazer a diferença e que poucas pessoas sabem disso.(...)" Ana Flávia, 8º ano

"Eu acho super importante que as pessoas incentivem as mulheres a seguir carreira na área de engenharia, pesquisas mostram que há participação e interesse das mulheres nessa área. (...) Acho que as mulheres muitas vezes sofrem pressão com a palavra 'Só os homens podem fazer isso ou aquilo'. Não existe isso, as mulheres podem fazer tudo o que tem direito e vontade (...) Karine, 8º ano

"Acho que as mulheres devem seguir a carreira que quiserem independente de quantos homens e mulheres querem essa carreira." Julio, 8º ano

O projeto STEM²D acontece em vários países. No Brasil, é uma iniciativa do ITA com apoio da Johnson. 

Agradecemos às jovens universitárias, bem como seus orientadores, pelo excelente exemplo para nossos alunos. 

sábado, 18 de abril de 2015

Linguagens e Projeto de vida


Na dinâmica desenvolvida na aula de Lingua Portuguesa, os alunos das 8 séries, puderam compartilhar seus objetivos e metas para o futuro profissional. Através de dinâmicas proporcionamos reflexões e opiniões dos pontos positivos e negativos de cada profissão. Foi muito bom perceber que a escola integral proporciona na parte diversificada a oportunidade do nosso aluno sonhar e acreditar que seu sonho pode se tornar realidade!


quarta-feira, 1 de abril de 2015

O que faz um Fisioterapeuta?



No dia 31 de março de 2015, aconteceu em nossa escola uma palestra com a fisioterapeuta Rhaíza Melo, uma especialista em fisioterapia esportiva. A palestra faz parte do Projeto "Descobrindo o mundo do trabalho" , da disciplina de Projeto de Vida, ministrada pelas professoras Betânia e Roberta, e ,orientada pela nossa vice-diretora Luciene. Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a história de uma menina que  era apaixonada por esporte e sonhava em ser uma nadadora famosa!


Qual a relação entre Fisioterapia e Educação Física?


A professora Cristina ,de Educação Física, participou da palestra juntamente com seus alunos do 7º  Ano. A professora relacionou os temas ao Currículo Oficial , cujo assunto é a importância de se ter uma postural corporal adequada. Articulações, lesões, fraturas, vida de atletas foram alguns temas abordados nesta palestra. Com esta vivência, a professora pôde enriquecer suas aulas!





NOSSOS FUTUROS DOUTORES E ATLETAS


PRÁTICAS E VIVÊNCIAS 
Os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas para a profissional e de realizar algumas atividades práticas que a profissional realiza.






Em breve postaremos alguns depoimentos dos nossos alunos...

domingo, 22 de março de 2015

Projeto de Vida: Palestra com um bombeiro

Postado por Professora Betânia Nunes
 
 No dia 09 de março, aconteceu em nossa escola uma palestra com o Cabo Osses, do  Corpo de Bombeiros. O  objetivo desta palestra foi orientar nossos alunos quanto à construção do seu Projeto de Vida. Pois, além de terem a oportunidade de conhecer  mais sobre o cotidiano deste profissional , foi um momento de  reflexão para aqueles que ainda têm dúvidas sobre seu futuro. Os alunos tiveram a chance de fazer perguntas para o Cabo e após a palestra fizeram um relato desta experiência.

 
Relatos de alguns alunos sobre a entrevista:

“A palestra do bombeiro foi superinteressante. Aprendi mais sobre os bombeiros”...  (Camile Vitória 6º B)

  ... “Descobrimos que ser bombeiro é arriscar uma vida, a do profissional, para salvar uma vida em perigo, mas também  é ter orgulho de ter socorrido uma pessoa (...) Ser bombeiro é difícil mas com dedicação e responsabilidade, provavelmente todos conseguiriam”... (Giulia 6º B)

“Eu observei que o trabalho do bombeiro é muito perigoso, muitas pessoas acham que um bombeiro (só apaga fogo” ...  (Júlio 6º B)

“Hoje nós assistimos a uma palestra sobre a profissão de bombeiro, foi muito divertido e educativo. Eu não teria coragem de ser bombeira, porque sou muito sentimental!” ( Beatriz Evangelista- 8 série B)

“Hoje nós tivemos uma palestra com o corpo de bombeiro, o Capitão Osses, que nos contou um pouco sobre seu trabalho. Ele compartilhou com todos nós , as dificuldades que um bombeiro passa para conseguir salvar a vida de uma pessoa e o quão felizes eles ficam quando conseguem . Eu gostei bastante do trabalho dele, que exige muita coragem e amor ao próximo , independente da pessoa.

Essa palestra foi de muito incentivo, não somente para as pessoas que querem ser bombeiros, como para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre essa profissão maravilhosa: ser BOMBEIRO!”       ( Giovana Gonçalves – 8ª série B)